Laser

Conceito

A MF Flues dispõe de diferentes tecnologias de gravação a laser. O significado da palavra Laser é: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation” ou “Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação”.

A gravação a laser caracteriza-se por um feixe luminoso de alta potência (intensidade), capaz de criar uma imagem com (ou sem) contraste sobre a superfície que se deseja marcar. Dentre as principais características da gravação a laser é fundamental ressaltar a qualidade e velocidade da marcação. Com este processo pode-se marcar logotipos, textos, desenhos, códigos de barra e 2d (DATAMATRIX) sendo possível gravar os mais diversos materiais como: Aço, alumínio, latão, plásticos, madeira, couro, cerâmica, etc. O feixe luminoso é colimado através de lentes, refletido e guiado para um dispositivo que o faz mover-se, e concentrado através de uma lente final.

As fontes geradoras do laser podem ser:

  • Sólido – cristal, vidro ou semi-condutor (YAG);
  • Gás – argon, monóxido de carbono ou dióxido (CO2); ou um Líquido (químico)

Para efeito de gravação ou corte, a MF Flues dispõe de laser de Gás – CO2 ou de estado sólido – YAG.

Características do laser de CO2:

O laser de CO2 é baseado na estimulação das moléculas de uma mistura de gases, na sua maioria CO2 e Hélio.

Geralmente o laser de CO2 é mais eficiente nos materiais que não são bons condutores de calor ou eletricidade, como madeira, plástico, couro, papel, acrílico, vidro, cerâmica, etc.

O comprimento de onda emitido pelo CO2 é de 10600 nm (ou 10,6 µm), que não é absorvido pela maioria dos metais. Por este motivo, o laser de CO2 somente pode ser usado para gravar alumínio anodizado e metais com uma camada de tinta que pode ser destruída pelo laser.

Características do laser de YAG:

Os lasers de YAG usam um cristal sólido feito de Yttrium Aluminium Garnet.

Este cristal também contém uma pequena quantidade de Neodynium (Nd), por este motivo o laser também é chamado de: Nd YAG Laser.

O comprimento de onda do laser YAG 1,064 µm o faz particularmente adaptado para gravar numa grande variedade de materiais, em sua maioria metálicos como aço, alumínio, latão, cobre, metal duro, podendo gravar ainda alguns plásticos, borracha, cerâmica, etc

A movimentação do laser:

O feixe de laser pode se mover através de duas formas, com influência na área de marcação e velocidade de gravação:

  • Raster – Gravação por rastreio;
  • Galvos – Gravação por movimentação de espelhos.